Baião recebeu selo de “Boas Práticas” da União Europeia

Foto AM.

Certificação como “Destino Turístico Sustentável” foi decisiva para a distinção.

Por decisão do Comité de Monitorização URBACT, o Município de Baião foi distinguido com o selo de “Boas Práticas” pelo programa URBACT da União Europeia (URBACT Good Practice), uma iniciativa no âmbito da cooperação territorial, que possibilita a aprendizagem coletiva e a troca de experiências em torno da promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado, informou a autarquia.

A certificação como “Destino Turístico Sustentável” possibilitou, assim, a Baião receber esta distinção juntamente com mais vinte e duas cidades, vilas e comunidades intermunicipais portuguesas, entre 250 candidaturas de 25 países.

Internacionalmente reconhecida e validada pelas Nações Unidas (ONU), esta certificação reafirma o turismo como eixo do desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental de todo o território e posiciona Baião como um destino competitivo e sustentável.

URBACT Good Practice, que ocorre bienalmente, pretende reconhecer iniciativas locais que contribuam para o progresso do desenvolvimento urbano sustentável, oferecendo inspiração e promovendo, simultaneamente, a possibilidade de serem replicadas noutras cidades, soluções pragmáticas, inovadoras e sustentáveis que integrem as dimensões física, económica, social, ambiental e de governança.

Para além da visibilidade e do prestígio associados, estas “Boas Práticas” funcionam como modelo e referência para outros municípios europeus, sendo disseminadas através das Redes de Transferência URBACT, reforçando o papel de Baião enquanto destino sustentável.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar