O Município de Baião, através do Gabinete de Proteção Civil, promoveu, recentemente, uma ação de sensibilização junto da comunidade escolar, nos Agrupamentos de Escolas de Eiriz, Vale de Ovil e Sudeste, com o objetivo de informar e preparar a população mais jovem para a prevenção e autoproteção face ao risco de incêndios rurais.
Segundo a autarquia, nas ações levadas a cabo foi entregue um desdobrável informativo com orientações práticas sobre comportamentos de prevenção e procedimentos a adotar em caso de incêndio rural. Esta ação foi dirigida a alunos, professores e restante comunidade educativa, reforçando a importância da sensibilização desde cedo para as questões da proteção civil.
A atividade contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Baião, Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere, da Guarda Nacional Republicana e da Proteção Civil Municipal, numa demonstração clara de cooperação institucional em prol da segurança da população.
De acordo com nota de imprensa emitida pela Câmara de Baião, “esta ação enquadrou-se-se na estratégia municipal de prevenção de riscos e de promoção da segurança das populações, reforçando o papel das escolas como agentes ativos na construção de uma sociedade mais consciente para a prevenção e autoproteção face ao risco de incêndios rurais”.