“Banda à Varanda” para celebrar os 20 anos do Douro Património Mundial

Banda Filarmónica (Foto AM).

No âmbito do Projeto INSPIRA, vai ter lugar no próximo dia 4 de dezembro, pelas 21:30, no Cineteatro Ribeiro da Conceição, em Lamego, o último concerto da iniciativa “Banda à Varanda – 20 anos a olhar o Douro Património Mundial”.

A “Banda à Varanda – 20 anos a olhar o Douro Património Mundial” surge no ano em que se comemoram os 20 anos da classificação da UNESCO e pretendeu trabalhar com quatro Bandas Filarmónicas do Douro e com o apoio da Banda Sinfónica Transmontana.

Banda à Varanda é um espectáculo que tem como palco as varandas dos centros históricos de pequenas vilas ou aldeias e como principais protagonistas as Bandas Filarmónicas locais.

O público é convidado a olhar “para cima”, para as varandas, e a deixar-se surpreender por dezenas de músicos que vão aparecendo ora numa varanda, ora noutra, às vezes em várias ao mesmo tempo, num diálogo musical que nos retira das tradicionais marchas das Bandas Filarmónicas e nos remete para uma música com raízes nessa tradição, mas com pontes para a contemporaneidade.

“E quem namora ninhos cá de baixo, se realmente é rapaz e não tem medo das alturas, depois de trepar e atingir a crista do sonho, contempla a própria bem aventurança”, escreveu Miguel Torga.

A música (repertório) é o resultado de uma encomenda feita a dois compositores: Ângela da Ponte e Fábio Videira.

As varandas são uma ligação com o mundo. São o respirar fora de portas, mantendo os pés dentro de casa.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar