“Barcos do Tâmega” em livro no Museu

Barcos no Tâmega (Foto:AM).

Depois de “Obra Hidro-Elétrica do Olo”, editado em 2017, António Aires regressa com novo livro em que a temática volta a ser o rio Tâmega.

A 8 de maio, domingo, pelas 16:00, vai ser apresentado no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) o livro “Barcos do Tâmega” de António Aires,

O livro é resultado de vasta investigação, da leitura de fontes bibliográficas e de um contínuo trabalho de campo. “Barcos do Tâmega” aborda aspetos etnográficos que merecem ser fixados para conhecimento vindouro, e da história local, alguns desconhecidos ou esquecidos. Alguns dos documentos apresentados estão a ser usados pela primeira vez.

“O tema deste livro toca diretamente o coração dos amarantinos. Somos convidados a revisitar as memórias, conhecer outros lugares e enquadramentos, de espaços atuais, mas de um tempo diferente, mesmo para quem o viveu. Este é um trabalho que suporta a nossa memória coletiva e ajuda a que seja fortalecida e valorizada. São livros como este, que retratam uma certa vida privada e simbólica de uma comunidade, que constroem as nossas memórias”, afirma José Luís Gaspar, presidente do Município, citado pelos serviços de imprensa da autarquia.

Neste livro, editado pela Câmara Municipal de Amarante, são abordados temas como a navegabilidade do Tâmega, a pesca, as pontes, as barcas de passagem, os barcos e guigas, as cheias e o garimpo do estanho nas areias do Tâmega. É também feito um levantamento de todo o património construído, associado aos inúmeros açudes, desde o centro de Amarante até aos limites da freguesia de Rebordelo, as praias fluviais e a exploração de areias, lavadeiras e outros assuntos de valor etnográfico. 

António Francisco Esteves Aires, autor de “Barcos do Tâmega”, nasceu a 18 de dezembro de 1955, em Amarante (São Gonçalo). É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e professor aposentado. 

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar