Celorico de Basto reabilita estação de Mondim para apoio à ecopista

A "nova" estação de Mondim (foto: Primeiro Minuto)

O “novo” edifício da estação de Mondim funcionará como equipamento de apoio ao funcionamento da Ecopista da Linha do Tâmega, devendo estar permanentemente aberto ao público. Os utilizadores da ecopista poderão ali bicicletas e trotinetas, recolher informação e degustar os produtos gastronómicos locais.

Estão concluídas as obras de reabilitação da Estação de Mondim, na freguesia de Veade, em Celorico de Basto. Inauguração do “novo” espaço terá lugar a 5 de março.

A estação de Mondim faz articulação com a Ecopista da Linha do Vale do Tâmega e a sua recuperação assentou na preservação dos materiais usados na sua construção e decoração, como é o caso das cantarias, pavimentos e azulejos.

Esta recuperação procurou preservar o património edificado e “em simultâneo a modernização e melhoramento dos equipamentos, considerando que os mesmos estavam em evidente estado de degradação” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, citado pelos serviços de imprensa da autarquia.

Segundo o edil, com esta reabilitação “esta-se a dotar o concelho de acrescidos fatores de atração turística, aumentando o número de visitantes, e a estimular o investimento privado, contribuindo-se, assim, para o crescimento económico no concelho e para o aumento da qualidade de vida dos seus habitantes”.

O edifício da Estação de Mondim é constituído por dois pisos, reabilitados, tal como o cais. Ao que pode ler-se em nota do Município, “os espaços serão concessionados a uma empresa privada para alojamento, promoção turística e gastronómica”.

“Será um espaço de apoio ao funcionamento da Ecopista, que estará permanentemente aberto ao público e no qual os utentes da ecopista podem alugar bicicletas e trotinetas, recolher informação e até degustar os produtos gastronómicos locais”, considera Peixoto Lima.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar