Cineclube de Amarante passa “Francisca”, de Manoel de Oliveira

Cena de Francisca (Foto: Cinemateca)

Exibição pretende assinalar o Centenário do Nascimento de Agustina Bessa-Luís.

O Cineclube de Amarante vai passar, no próximo domingo, 23, às 16:30, o filme “Francisca”, de Manuel de Oliveira, baseado no livro Fanny Owen, de Agustina Bessa-Luís.

A exibição da película é feita no âmbito do centenário do nascimento da escritora, cuja evocação começou em Amarante no passado dia 15, com a inauguração, em simultâneo, de três exposições: “Feminino, uma história ficcionada” e “a super-menina: espassos, letras e livros”, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC); e “O rosto do pensamento”, no pólo de Vila Meã da Biblioteca Albano Sardoeira.

A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema tratou e digitalizou o filme, disponibilizando, agora, cópias para exibição, de uma produção que data de 1981 e que iniciou uma “parceria” entre Agustina e Manuel de Oliveira que, mais tarde, em 1993, viria a filmar Vale Abraão, também escrito pela autora de “A Sibila”.

SINOPSE OFICIAL: O filme «Francisca», tirado do livro Fanny Owen de Agustina Bessa-Luís, por sua vez inspirado numa história verídica do século passado, enreda-se numa reflexão dos seus dois principais personagens, José Augusto e Camilo Castelo Branco, sobre a vida e as mulheres, o amor, o fatalismo e a desgraça. Enquanto este diálogo entre os dois se desenvolve ao longo do filme, os personagens vão sendo apanhados na vida como vítimas dos seus próprios conceitos (Cinemateca Portuguesa).

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar