Ensemble Allettamento nomeado para dois prémios de música antiga

Mário Braña e Elsa Pidre.

O Ensemble Allettamento desenvolve projetos focados, fundamentalmente, nos séculos XVII e XVIII. Os seus elementos utilizam instrumentos originais ou cópias dos utilizados no barroco e interpretam música com critérios históricos, isto é, tentam recrear, nas suas interpretações, a forma como a música era feita no período barroco.  

O duo Ensemble Allettamento, constituído por Mário Braña e Elsa Pidre, está nomeado para os Prémios GEMA, da Associação de Grupos Espanhóis de Música Antiga, nas categorias Prémio Grupo Música Barroca s. XVIII e classicismo e Prémio do Público para o melhor grupo de música antiga.

Naturais de Oviedo, Espanha, Mário Braña (violino barroco) e Elsa Pidre (violoncelo barroco) moram em Amarante desde julho de 2012, onde se fixaram após terem superado as audições para violino e violoncelo na Orquestra do Norte.

Já a residirem em Amarante, cursaram o Mestrado em Música Antiga na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto), a que se seguiu a criação do Ensemble Allettamento, que conta com participações em festivais em Espanha e Portugal como o Festival de Arte Sacra (FIAS) de Madrid, a Semana de Música Antiga Estella, o Festival de Música Antiga de Badajoz, ‘Clásicos en verano’, a Semana de Música Sacra de Martos, o Festival Internacional de Música Barroca de Faro, o Festival Fóra do Lugar, o Festival de Música Antiga da Costa Oeste, o Ciclo “À Volta do Barroco” (Casa da Música, Porto), o Ciclo “Música para unha epoca” (Museo de Belas Artes, Corunha), o Programa Musa de Música nos museus espanhóis, o Ciclo de Música Antiga de Cambados, a Semana Medieval do Castelo de Gauzón ou o Ciclo de Música Barroca de Castelo Branco (Portugal).

No currículo do grupo contam-se já os os seguintes prémios: Prémio Especial do Público no V Concurso Internacional de Música Antiga de Gijón; Grande Prémio do Júri no VI Concurso Internacional de Música Antiga de Gijón e Prémio GEMA de MELHOR GRUPO JOVEM 2020, concedido pela Associação de Grupos de Música Antiga da Espanha.

O Ensemble Allettamento – que, para além de Mário e Elsa pode incluir nas suas atuações outros músicos – desenvolve projetos focados, fundamentalmente, nos séculos XVII e XVIII. Os seus elementos utilizam instrumentos originais ou cópias dos utilizados no barroco e interpretam música com critérios históricos, isto é, tentam recrear, nas suas interpretações, a forma como a música era feita no período barroco.  ,

As principais linhas de trabalho e investigação do Ensemble Allettamento são a recuperação da música original para violino e violoncelo, a prática do baixo contínuo em violoncelo solo e a recuperação do património musical menos conhecido de Espanha e Portugal, os dois países a que se encontram diretamente vinculados. O Ensemble também desenvolve um projeto pedagógico e de divulgação da música antiga através de palestras, workshops e conferências em diversos espaços culturais e de educação.

Em Amarante, o grupo animou, recentemente, uma palestra sobre “Amadeo e o violino”, integrada na iniciativa Sab’Arte; participou na VI Edição do Festival de Guitarra de Amarante e fez um Concerto-Conversa na Casa da Granja. 

Atualmente, Elsa é professora de violoncelo no Centro Cultural de Amarante e Mário é violinista na Orquestra do Norte, professor no Centro Cultural de Amarante e professor de violino barroco na ESMAE. 

A votação para os Prémios GEMA é feita online, no seguinte endereço:
https://0ayv15vx65v.typeform.com/PREMIOSGEMA

………………………………

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar