Amarante: Lufrei aumenta atratividade com novos equipamentos

Pormenor do parque de lazer do centro da Freguesia (Foto AM)

O centro da freguesia de Lufrei está à distância de cinco minutos da cidade de Amarante, com a qual quer concorrer na atração e fixação de população. Como argumentos, oferece tranquilidade, qualidade de vida, infraestruturas, serviços, custos inferiores na habitação e equipamentos de uso coletivo. No decorrer do próximo mês de janeiro inaugurará três novos parques de lazer.

A freguesia de Lufrei, na periferia da malha urbana da cidade de Amarante, tem novos argumentos para atrair população e visitantes, após conclusão de um projeto da responsabilidade da junta de freguesia, que dotou o território com três novas zonas de lazer, de uso diverso.

As localidades de Frariz e de Moure foram dotadas de parques de lazer com equipamentos de ginásio e mobiliário urbano, requalificando locais que “estavam degradados”, explicou a AMARANTE MAGAZINE o presidente da autarquia de freguesia, Alexandrino Magalhães.

“Em Moure, o local era uma antiga poça abandonada que se degradou, ao longo dos anos, sendo motivo de queixa por parte dos vizinhos. Em Frariz, para além de ocupar um local que também estava degradado e ao abandono, a intervenção alargou-se ao fontanário, que foi reconstruído de raiz” explicou o autarca, frisando que os projetos foram implementados em concordância com os proprietários dos terrenos.

Parque de Lazer de Moure (Foto de Paulo A. Teixeira).

A terceira intervenção realizou-se nas traseiras de sede de junta, com a instalação de um parque similar numa área do logradouro do antigo jardim de infância, que foi aumentada com a cedência de terreno por proprietário confinante. Esta nova área de lazer também funciona como parque infantil, com mobiliário próprio instalado para o efeito.

Séniores que frequentam o Centro de Convivio, em confraternização no parque anexo ao edifício da Junta (Foto AM).

“É uma zona estratégica e central, por estar perto da sede de junta, do cemitério e da igreja de Lufrei, do outro lado da rua. Os pais que aqui deslocam dispõem, agora, um local para as crianças brincarem enquanto tratam dos seus assuntos”, adiantou.

Na requalificação do espaço, e em termos de acessibilidades, insere-se, também, a construção de um novo acesso ao cemitério, que Alexandrino Magalhães considera proporcionar uma melhoria substancial na deslocação à parte inferior daquele equipamento público.

“Em particular o acesso à zona mais afastada da entrada era problemático para pessoas com mobilidade reduzida. Esta intervenção, com rampa, muro e corrimão vai ao encontro dos desejos de muitos dos fregueses”, explicou.

A falta de casas de banho públicas neste local está também prestes a ser colmatada com outra intervenção em área adjacente à capela mortuária, estando as obras em curso – que incluem a repavimentação de todo o espaço confinante com o cemitério – em fase de conclusão.

Estas intervenções correspondem a um investimento superior a 200 mil euros, parte do qual foi comparticipado pelo município,  ao abrigo de protocolos de transferências de verbas para as juntas de freguesias.

De acordo com Alexandrino Magalhães, os novos equipamentos de lazer têm tido já grande uso por parte da população, funcionado com ponto de encontro habitual para os residentes e, mesmo, como suporte para a realização de atividades culturais locais.

A cinco minutos do centro de Amarante

Lufrei está estrategicamente localizada a cerca de cinco minutos do centro da cidade de Amarante e da maioria dos serviços e amenidades ali presentes.

Com uma taxa de cobertura de abastecimento de água de 100% e uma rede viária em bom estado, que permite o acesso ao exterior bem como a circulação interna, a freguesia tem argumentos para se afirmar como “zona de eleição” para quem se queira fixar em Amarante, considera Alexandrino Magalhães.

“Aqui vivemos em maior conforto, num ambiente mais saudável e tranquilo, mas apenas a meros minutos do centro da cidade e todos os serviços e amenidades que disponibiliza, pois temos também boas acessibilidades. Viver em Lufrei é viver com qualidade”, concluiu.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar