Governo anuncia apoios para jovens agricultores

paulo alexandre teixeira © 2019

Os jovens agricultores portugueses vão ter acesso a 35 milhões de euros em apoios através do Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020, anunciou, hoje, o Governo.

Ao abrigo do programa, pretende-se “fomentar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas e da estrutura produtiva agroindustrial” e “aumentar a produção de bens transacionáveis e a internacionalização do setor”, entre outros.

Dos 35 milhões de euros, 20 milhões serão distribuídos pelos seguintes setores: viticultura (400 mil), cerealicultura (600 mil, fruticultura (6 milhões), olivicultura (2,6 milhões), horticultura e floricultura (5,4 milhões), pecuária intensiva (3,8 milhões) e pecuária extensiva (1,2 milhões).

Os restantes 15 milhões destinam-se à atribuição de um prémio à instalação de jovens agricultores, tendo por base o objetivo de rejuvenescer o setor e as empresas agrícolas.

É abrangido todo o território nacional do continente, sendo elegíveis investimentos nas explorações cujo valor total seja superior a 25 mil euros. Os apoios serão concedidos a fundo perdido até 700 mil euros por beneficiário e sob a forma de subvenção reembolsável entre este valor e um limite máximo de cinco milhões de euros.

O Estatuto de Jovem Agricultor abrange jovens com idades entre os 18 e os 40 anos, que tenham a agricultura como atividade profissional.

As candidaturas deverão ser submetidas, até dia 8 de novembro, através de formulário eletrónico disponível no portal do PDR 2020.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar