O OPJ foi lançado pela Câmara Municipal de Amarante em 2015, “com o intuito de contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos jovens nos processos de governação”. À edição 2020/2021 concorreram oito projetos.
“Horta Urbana de Amarante” é o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2020/2021. Com 34% dos votos, a proposta de Sérgio Jesus, Catarina Cunha, Manuel Pinto e Samuel Pereira consiste na criação de um espaço para a prática da horticultura de lazer em Amarante, informou a autarquia.
“A nossa ideia não se limita à construção de uma horta, passado, também, pelo desenvolvimento de atividades que fomentem a consciencialização para as práticas sustentáveis de produção agrícola e consumo responsável, nomeadamente com ações de formação e com a criação de um compostor comunitário, dois elos importantes deste projeto”, explicam os autores da “Horta Urbana de Amarante”, citados pelos serviços de imprensa do Município, que irão receber até 15 mil euros para a concretização da ideia.
Do desporto à cultura, passando pelo ambiente, empreendedorismo, urbanismo e ação social, o OPJ 2020/2021 recebeu oito projetos que, no total, contabilizaram 253 votos. Ao projeto vencedor seguiram-se: “Espaço Municipal de Criadores”, com 20% dos votos; “Festival de Cinema de Amarante”, com 12%; “Corrida à Moda Antiga”, com 11%; “Os Galgos D`Amarante”, com 8%; “A Arte Saiu à Rua”, com 7%; “Reduz Amarante”, com 6%; e “(A) Voz de Dentro”, com 2% dos votos.
A votação decorreu entre 27 de março e 10 de abril na plataforma do Orçamento Participativo Jovem, sendo conduzida pela Comissão Eleitoral, constituída por três elementos do Conselho Municipal da Juventude: Inês Batista, Pedro Ribeiro e Rúben Cunha.
O OPJ foi lançado pela Câmara Municipal de Amarante em 2015, com o intuito de contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos jovens nos processos de governação.
