Curso vai prolongar-se até junho de 2025
O Municio de MONDIM DE BASTO promoveu já, no âmbito da “Escola de Pastores”, a primeira sessão do curso “Pastoreio Sustentável e Gestão da Paisagem”, sob a temática da fertilidade do solo, plantas e pastagens.
Este curso é promovido em conjunto com a Associação Terra Maronesa – Comunidade Prática para o Desenvolvimento Sustentável, e conta ainda com o apoio da Finerge.
A formação está dividida em oito sessões temáticas, que decorrem entre novembro de 2024 e junho de 2025.
O curso “Pastoreio Sustentável e Gestão da Paisagem” visa a capacitação de empreendedores da atividade pecuária e pastorícia, perspetivando-se que, no futuro, seja possível mobilizar também os técnicos de produção agrária e empresários de animação turística, tendo em vista o incremento da prática de medidas de sustentabilidade e valorização do mundo rural.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, esta é uma iniciativa de grande importância, afirmando, citado pelos serviços de imprensa da autarquia, que “o Município continua a apostar no desenvolvimento rural, considerando a capacitação dos empreendedores e empresários como um instrumento fundamental para a fixação de pessoas, para a valorização do território e promoção do desenvolvimento económico sustentável.”