O Município de Baião anunciou um programa de conversão de cerca de 7 500 pontos de iluminação pública do concelho para um sistema mais eficiente baseado na tecnologia LED.
De acordo com nota de imprensa, o projeto, que se espera estar concluído em meados de 2020, irá contribuir para uma redução de 60% da fatura de energia elétrica do município, que ascendeu a 485 mil euros, em 2018.
Adicionalmente, calcula-se que com substituição da atual iluminação se vai reduzir 63,3% de CO2 que é enviado para a atmosfera a partir de Baião.
A autarquia indicou, ainda, que com esta poupança será possível, num futuro próximo, equacionar o alargamento da rede e do período de iluminação.
O projeto, orçado em 1.306.958,75€, é financiado em 95% do valor por uma candidatura que a autarquia realizou a um programa de transição para uma economia de baixo teor de carbono promovido pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.
Tratando-se de uma subvenção reembolsável – esclarece a Câmara Municipal de Baião – o município irá devolver 95% da verba comparticipada no prazo de sete anos após a substituição das luminárias. Este prazo é composto por dois anos de carência após a conclusão dos trabalhos e cinco anos de pagamentos, divididos em nove prestações.
Segundo a autarquia, o procedimento de concurso para a execução destes trabalhos já foi iniciado e encontra-se, atualmente, em fase de análise de propostas.