Museu do Douro reabre com nova sala de exposição

Obra de Armanda Passos (Foto MD)

Chama-se Sala Armanda Passos e é um novo espaço de exposições do Museu do Douro que reabriu ao público a 5 de abril, no seu horário habitual, após encerramento devido à pandemia Covid-19. 

O confinamento serviu para a criação desta nova sala que é uma homenagem à Pintora Armanda Passos, artista duriense, uma das grandes referências nacionais a nível das artes plásticas. Armanda Passos, que tem vindo a doar parte do seu espólio ao Museu do Douro, será também nome de um espaço na zona ribeirinha, o Parque Armanda Passos, onde, futuramente, estarão expostas obras inspiradas  nas  personagens criadas pela artista. Um projeto em parceria com o Museu do Douro, Câmara Municipal do Peso da Régua, Faculdade de Belas Artes do Porto e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, informou o Museu do Douro. 

A inauguração oficial da Sala Armanda Passos está prevista para dia 18 de maio, quando se celebra o Dia Internacional dos Museus. 

Com o confinamento e o encerramento temporários dos museus foi necessário alterar algumas das datas das exposições itinerantes. Desde 5 de abril, está patente a exposição de fotografias resultante da edição de 2018 do Concurso Internacional de Fotografia “Douro Património Contemporâneo”, no Museu do Imaginário Duriense, em Tabuaço. Patente está também a exposição “Via Estreita” de Carlos Cardoso no Centro de Interpretação de Sambade em Alfândega da Fé, até ao dia 11 de junho de 2021.

De acordo com informação do Museu do Douro é possível ver, até meados de abril, a exposição de fotografia Rui Pires, que leva à descoberta das gentes, património e paisagens do Douro. Segue-se “Cor no Douro”, uma nova exposição da artista holandesa Leni von  Lopik que vive no Douro há duas décadas e que utiliza materiais naturais da região, como as folhas de oliveira, na concretização das suas obras. 

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar