Músicos da Orquestra do Norte têm salários em atraso

“Há situações de desespero, de fome envergonhada e de músicos a recorrer ao Banco Alimentar”, garante elemento da Comissão de Trabalhadores

Os 33 músicos da Orquestra do Norte (ON), a funcionária administrativa e o técnico de palco com vínculo à Associação Norte Cultural (ANC) têm, atualmente, o equivalente a quatro salários em atraso: os meses de dezembro e janeiro e os subsídios de férias e de Natal do ano passado.

De acordo com Vítor Brandão, da Comissão de Trabalhadores, esta situação, recorrente há já vários anos, “traz em suspenso a vida dos funcionários, que não conseguem pagar, em tempo útil, rendas e créditos à habitação ou simples despesas familiares”, garantindo a existência de “situações de desespero, de fome envergonhada e de músicos a recorrer ao Banco Alimentar”.

“A partir de 2018, com a redução do efetivo da Orquestra, e a mudança na direção artística (sem o conhecimento e aval dos músicos), coincidência, ou não, o número de concertos baixou drasticamente e as dificuldades aumentaram. A pandemia não justifica tudo!”, lê-se em comunicado enviado às redações pela Comissão de Trabalhadores.

A culpa desta situação é atribuída por Vítor Brandão a José Bastos, Diretor Executivo da ON, que, segundo o comunicado, “nada diz. Raramente atende o telefone ou responde a e-mails”. 

Ao Diretor Executivo competiria, na opinião de Vítor Brandão, vender concertos da ON a instituições, através de contratos-programa, mas, afirma, “não tem tempo para isso”. Por outro lado, refere que José Bastos já se demitiu por três vezes das funções para que foi nomeado, sem que a Direção da ANC, presidida por José Luís Gaspar, Presidente da Câmara de Amarante, tenha aceitado ou procedido à sua substituição.

Os músicos da Orquestra do Norte manifestam-se, ainda, contra as condições insalubres verificadas na sala de ensaios (o Cinema Teixeira de Pascoaes), com muita humidade e um ambiente propício a doenças. “A minha cadeira está em cima de um poço”, disse Vítor Brandão.

A Orquestra do Norte tem sede em Amarante. Na Direção da Associação Norte Cultural estão os Municípios de Amarante (que preside), Penafiel, Lamego, Guimarães e Fafe. 

CONTINUAR A LER

Leave a Comment

You may like