Realizado o ano passado, o filme “O Pai” passa, no próximo domingo, no cinema Teixeira de Pascoaes, tendo como principais protagonistas Olivia Colman e Anthony Hopkins, cujo papel lhe valeu o “Óscar de Melhor Ator”.
Sozinho no seu apartamento em Londres, Anthony foi sempre um homem independente. Agora, com 81 anos, mostra uma grande resistência em aceitar a proposta de Anne, a filha, para que tenha alguém em casa para cuidar de si. Para o velho senhor, consentir uma coisa dessas é assumir uma incapacidade que considera não ter. Mas Anne, que em breve se mudará para Paris, precisa de saber que o pai não ficará entregue a si mesmo. Nesse processo, Anthony sente-se de tal modo pressionado que começa a duvidar de si, de Anne e da própria percepção da realidade. Com assinatura do realizador e dramaturgo Florian Zeller, um filme sobre envelhecimento, sanidade e perda de autonomia, que adapta a peça homónima da sua autoria.
Na 78.ª edição dos Globos de Ouro, foi nomeado nas categorias melhor actor (Anthony Hopkins), actriz secundária (Olivia Colman), filme dramático e argumento (Florian Zeller e Christopher Hampton); nos BAFTA, teve seis nomeações, acabando por ganhar prémios de melhor actor (Hopkins) e argumento adaptado. Com seis nomeações para Óscares, recebeu o de melhor actor (novamente Hopkins) e argumento adaptado.
Trailer aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qwVB_kKI2Ug