Penafiel apresentou Estratégia Municipal para a saúde

Plano pretende melhorar saúde e bem-estar da população


A Câmara Municipal de Penafiel apresentou recentemente a sua Estratégia Municipal de Saúde (EMSP), instrumento considerado pela autarquia “fundamental para a melhoria da saúde e qualidade de vida da comunidade”.

Este plano, coordenado pelo Município e pela CESPU HOME CARE, contempla cinco eixos de ação: 1) Investir na saúde ao longo dos diversos ciclos de vida; 2) reduzir o impacto dos principais problemas de saúde; 3) reduzir as iniquidades e a vulnerabilidade da população; 4) criar ambientes locais mais resilientes e sustentáveis; e 5) reforçar a comunicação e governação participativa. 

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “trata-se de um instrumento de referência para as políticas públicas locais que coloca a saúde e a qualidade de vida dos penafidelenses no centro da atuação municipal”, exemplificando com o investimento de 15 milhões de euros na construção e requalificação de vários equipamentos na área da saúde.

“É com este espírito que continuaremos a trabalhar para que Penafiel seja um exemplo de desenvolvimento humano e social, sempre com a saúde e o bem-estar dos nossos concidadãos como prioridade máxima“, conclui o Presidente da Edilidade.

De acordo com nota de imprensa da Câmara de Penafiel, “a Estratégia Municipal de Saúde decorre do Decreto-Lei n.º 23/2019, de 30 de janeiro, na sua versão consolidada, que concretiza o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais no domínio da saúde”.

CONTINUAR A LER

Leave a Comment

You may like