A companhia aérea TAP decidiu homenagear a escritora Agustina Bessa-Luís, natural de Amarante, batizando um dos novos aparelhos Airbus A320neo com o seu nome, anunciou a empresa.
Segundo a nota de imprensa, o batismo do avião de matrícula CS-TVB realizou-se durante uma pequena cerimónia, na segunda-feira, no Hangar 6 do aeroporto Humberto Delgado e à qual assistiu a filha da escritora, Mónica Baldaque.
A companhia aérea nacional tem uma tradição de batizar aviões da sua frota com o nome de personalidades portuguesas de relevo cultural, social e histórico. O nome de Agustina junta-se, assim, a José Saramago, Zé Pedro (Xutos e Pontapés) e Manoel de Oliveira, entre outros.
“Agustina Bessa-Luís (1922-2019) deixou um vasto legado no património literário e cultural português e é, por isso, homenageada agora pela companhia”, justificou a TAP, na nota de imprensa.
A aeronave batizada com o nome da escritora portuguesa realizou a sua primeira viagem na terça-feira, no voo TP1026, com destino a Madrid.
Agustina Bessa-Luís nasceu em 1922 em Travanca, Amarante, e faleceu a 3 de junho passado, aos 96 anos de idade.
