Trilho da Sra. do Vau: Amarante alarga oferta de percursos pedestres

Pormenor do Trilho da Senhora do Vau (Foto AM).

Com quase quatro quilómetros de extensão, o Trilho da Senhora do Vau, com um traçado plano, oferece paisagens fabulosas de rio, floresta e vinhas!

Depois do Trilho dos Castanheiros (4 km) e do Trilho das Azenhas (6 km), ambos lineares, Amarante oferece já – embora ainda não aberto oficialmente e, por isso, por enquanto sem sinalética e informações sobre o percurso – o Trilho da Senhora do Vau, completando mais uma etapa da devolução do Tâmega aos amarantinos.

“Encostado” ao rio em todo o seu percurso e com um traçado de 3,7 quilómetros, na margem direita, o Trilho da Senhora do Vau tem início na Praia Aurora, nas imediações da Escola de Canoagem, e fim um pouco acima da ligação à Senhora do Vau, em Gatão, já nas próximidades da ponte do Borralheiro, onde os rios Olo e Tamega se fundem.

Os 3, 7 quilómetros desta primeira fase passarão para sensivelmente o dobro dentro de menos de um ano, estando previsto o atravessamento do rio e o prolongamento do trilho pela margem esquerda, em sentido descendente, até à Zona Desportiva da Costa Grande, às portas da cidade de Amarante.

Com alguns passadiços em madeira e paisagens magníficas, ora de floresta autóctone – constituída, sobretudo, por folhosas, como a que cresceu no Parque de Campismo do Penedo da Rainha – ora de vinhas, com a aproximação a Gatão, o Trilho da Senhora do Vau pode ser feito em conjunto com o Trilho das Azenhas, estando ambos ligados pelo acesso que, do lugar da Torre, passando pelo Rossio, e por baixo das pontes de S. Gonçalo e Nova, leva ao antigo parque de campismo, onde hoje funcionam as Termas de Amarante.

Percorridos em conjunto, os dois trilhos oferecem um percurso de 9,7 quilómetros.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar