A Escola das Ciências Agrárias e Veterinárias (ECAV) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) dinamiza, nos próximos meses de julho e setembro, a Agro Aventura, uma semana de verão inovadora e gratuita que promete transformar a perceção dos jovens sobre as Ciências Agrárias.
Durante quatro dias, alunos que concluíram o 9.º ano do ensino regular e alunos do ensino secundário (do 10.º ao 12.º ano do ensino científico-humanístico e profissional) terão a oportunidade de viver uma experiência única, com atividades práticas, workshops interativos, desafios coletivos e experiências diferenciadoras num encontro com as Ciências Agrárias e Veterinárias, área de conhecimento em constante evolução.
A Agro Aventura convida os jovens participantes a entrar no mundo das Ciências Agrárias e Veterinárias e explorar os setores da Veterinária, Enologia, Agronomia e Florestal – áreas cruciais para a saúde, produção de alimentos, sustentabilidade e preservação dos recursos naturais.
As atividades proporcionam, aos jovens participantes, um contacto direto com docentes e investigadores da UTAD, especialistas de referência, numa interação que enriquecerá a experiência de aprendizagem, permitirá conhecer o dia a dia da investigação e do ensino superior e desvendará as oportunidades de estudo e de carreira nas Ciências Agrárias e Veterinárias.
A Agro Aventura conta com três edições nos meses de julho e setembro e prevê regressar noutras datas futuras. A informação está disponível na página Agro Aventura, em agrotecverde.utad.pt/agroaventura.
A ação Agro Aventura ocorre ao abrigo do Agro@TecVerde – Rede Integrada para a Modernização das Ciências Agrárias, um projeto inserido no Investimento Impulso Mais Digital 10/ C06-i07/2024 – Reforma e Modernização das Ciências Agrárias, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).