A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou que vai acolher, a 3 de novembro, o 1.º International Congress of the Zoonoses Working Group (WG) do Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro (CAC-TMAD), numa organização conjunta com o Centro de Ciência Animal e Veterinária (CECAV) e o Laboratório Associado de Ciências Animais e Veterinárias (AL4AnimalS).
O encontro, que assinala o Dia Mundial da One Health, decorre no Auditório do Geociências (Polo I da ECVA) sob o mote “One Health & Zoonotic Threats: An Integrated Approach” e vai debater alguns dos temas mais prementes em torno do conceito de “Uma Só Saúde”, reunindo profissionais nacionais e internacionais das áreas da saúde humana, veterinária e ambiental.
O programa inclui ainda uma mesa-redonda subordinada ao tema “Enhancing Disease Reporting Systems for One Health Integration”, moderada por Madalena Vieira-Pinto, especialista europeia em Saúde Pública Veterinária e coordenadora do WG Zoonoses do CAC-TMAD. O painel contará com as participações de Susana Pombo, diretora-geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Nuno Canada, presidente do conselho diretivo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), e André Peralta Santos, subdiretor da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O encontro encerra com intervenções de Ana Paula Martins, ministra da Saúde, Jorge Ventura, reitor da UTAD, Susana Pombo, diretora-geral da DGAV, e Madalena Vieira-Pinto, coordenadora do WG Zoonoses do CAC-TMAD.
