Jovens, académicos e especialistas em questões de mobilidade e sustentabilidade juntam esforços para debater questões como a mobilidade urbana ou as viagens ambientalmente responsáveis no contexto de uma União Europeia cada vez mais ligada e próxima dos seus cidadãos.
No dia 27 de novembro, a partir das 14:30, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebe a primeira sessão no terreno do projeto Green Shift, desenvolvido pela Fundação da Juventude, dedicada ao tema da Mobilidade Urbana Sustentável, anunciou aquela instituição de ensino superior.
O projeto Green Shift, desenvolvido no âmbito da ERASMUS+, tem como objetivo primordial a promoção do debate e auscultação dos contributos das pessoas jovens sobre as temáticas da transição energética justa e da crise climática, da proteção ambiental e da promoção de comportamentos e estilos de vida sustentáveis.
Na UTAD, jovens, académicos e especialistas em questões de mobilidade e sustentabilidade juntam esforços para debater questões como a mobilidade urbana ou as viagens ambientalmente responsáveis no contexto de uma União Europeia cada vez mais ligada e próxima dos seus cidadãos.
Participam nesta sessão, Emídio Gomes, reitor da UTAD, e Ricardo Bento, Pró-Reitor para o Planeamento, Território e Património da UTAD, Adriano Sousa, vereador da C.M. Vila Real, assim como representantes de empresas de mobilidade, como Jorge Santos, Presidente Executivo dos TUVR – Urbanos de Vila Real.
As sessões do projeto Green Shift decorrem, maioritariamente, em território não-litoral de Portugal, como é o caso de Vila Real. Neste caso, a Fundação da Juventude colabora com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que implementa no seu campus uma política de sustentabilidade articulada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na “Agenda 2030”, estando certificado pelas ISO 14001 e ISO 50001.
No âmbito da Mobilidade Verde, a UTAD tem apostado no reforço da oferta de serviços de mobilidade, dando continuidade ao projeto U-Bike, um programa de empréstimo de bicicletas elétricas para a comunidade académica, bem como o acesso dentro do campus ao serviço de docas virtuais da rede urbana de partilha de bicicletas e trotinetes do operador BOLT.
Depois da sessão em Vila Real, o Green Shift segue para Évora, Vila Real de Santo António e Pedrógão Grande, juntando jovens, especialistas e decisores políticos, em processos participativos e de debate.