Jovens formados pelo CENFIM de Amarante premiados no EuroSkills Herning 2025

Nelson Ribeiro

o “EuroSkills Herning 2025” reuniu, durante três dias, na Dinamarca, 600 jovens europeus, provenientes da formação profissional. Três dos medalhados são oriundos do CENFIM de Amarante.

A cidade de Herning, na Dinamarca, testemunhou, a semana passada, o talento e as competências que se alcançam através da formação profissional.

Seiscentos jovens europeus mostraram os resultados das suas aprendizagens e, entre os medalhados estão três jovens formados pelo CENFIM de Amarante: Nelson Ribeiro, 20 anos, ganhou uma Medalha de Excelência na profissão de Controlo Industrial; e Loris Sgroj e Diogo Pinto, de 21 e 22 anos, respetivamente, foram distinguidos com medalhas de ouro na categoria de Robótica Industrial.

O ouro foi também alcançado por Marco Malheiro, do CENFIM de Arcos de Valdevez, A medalha de prata foi para a outra dupla que integrou a seleção nacional: Diogo Botelho e Simão Alves, do CENFIM de Torres Vedras, subiram ao pódio da Mecatrónica Industrial, depois de competirem com 19 duplas europeias. 

Foram ainda, atribuídas medalhas de excelência a Alexandre Ribeiro, do IEFP de Vila Real, na profissão de Instalações ElétricasDmitry Zhivitsa, do IEFP de Águeda, em Fresagem CNC; e Leonor Silva, do IEFP entre Douro e Vouga, na profissão de Cabeleireiro.

O prémio Melhor da Nação, que distingue o concorrente com melhor pontuação em cada um dos países, foi atribuído à dupla de Mecatrónica, Diogo Botelho e Simão Alves.

A próxima etapa para os vencedores de Herning, será em Shanghai onde, em 2026, se vai realizar o próximo WorldSkills – Campeonato do Mundo das Profissões.

De 4 a 8 de novembro, Portugal vai assinalar, em Lisboa, o nascimento da WorldSkills através da realização da WorldSkills Commemorative Edition 1950/2025, uma competição híbrida, com uma componente presencial e digital, onde se vão replicar as mesmas 6 profissões existentes em 1950, ano em que Portugal e Espanha lançaram a primeira pedra para aquilo a que viria a ser a organização que hoje é designada por WorldSkills International e que conta com 89 países membros.

CONTINUAR A LER

Leave a Comment

You may like