Depois das férias de verão, o Cineclube de Amarante divulgou a sua programação para o mês de setembro, começando com “Três Amigas”, de Emmanuel Mouret.
Dia 19, sexta-feira
Três Amigas
Realização: Emmanuel Mouret
Com Camille Cottin, Sara Forestier, India Hair, Damien Bonnard, Grégoire Ludig e Vincent Macaigne
Trailer : https://vimeo.com/1101502866?fl=pl&fe=vl
Joan, Alice e Rebecca são três amigas com visões distintas sobre o amor: a primeira vive com Victor, mesmo sabendo que já não há amor entre eles; a segunda mantém uma relação estável com Éric, apesar da ausência de paixão; já a terceira entrega-se ao amor e vive uma paixão adúltera com Éric, o companheiro de Alice. E quando Joan termina finalmente com o marido e ele desaparece sem razão aparente, a relação entre as três é posta à prova.
Nomeado para o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, este drama romântico é realizado por Emmanuel Mouret (“As Coisas Que Dizemos”, “As Coisas Que Fazemos”, “Diário de Um Romance Passageiro”) e tem argumento do próprio cineasta em colaboração com Carmen Leroi. As personagens são interpretadas por India Hair, Camille Cottin, Sara Forestier, Vincent Macaigne, Grégoire Ludig, Damien Bonnard e Éric Caravaca. PÚBLICO
Dia 26, sexta-feira
Verdades Difíceis
Realização: Mike Leigh
COM Marianne Jean-Baptiste, Michele Austin, David Webber, Tuwaine Barrett
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=P8nHSACfKrg
Pansy Deacon é uma mulher de meia-idade que parece estar sempre em conflito com o mundo. Vive em Londres ao lado de Curtley, o marido, e o filho Moses, que tentam lidar, com paciência e resignação, com a sua amargura e temperamento explosivo. A única pessoa que a compreende verdadeiramente é Chantelle, a irmã mais nova, uma mãe solteira de espírito alegre e conciliador. E à medida que se aproxima o aniversário da morte da mãe de ambas, as tensões intensificam-se, reabrindo feridas que todos julgavam saradas.
Um drama contido e comovente sobre a força dos laços familiares, realizado pelo veterano Mike Leigh (“A Vida é Doce”, “Naked – Nu”, “Segredos e Mentiras”, “Topsy Turvy”, “Tudo ou Nada”, “Vera Drake”, “Mr. Turner”), e interpretado por Marianne Jean-Baptiste, David Webber, Tuwaine Barrett e Michele Austin.
Estreado no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), “Verdades Difíceis” foi considerado um dos 10 melhores filmes independentes de 2024 pelo National Board of Review.
Pela sua interpretação de Pansy, Marianne Jean-Baptiste foi nomeada para Melhor Actriz nos BAFTA, Critics’ Choice Awards e Gotham Awards, tendo vencido os prémios da mesma categoria atribuídos pela NYFCC, LAFCA e NSFC — tornando-se a primeira mulher negra a vencer os três principais prémios da crítica norte-americana.