Que expectativas tem o(a) leitor(a) quando procura um serviço de saúde? Várias, com certeza, mas há algumas que, provavelmente, considera fundamentais: qualidade no atendimento e na comunicação, profissionalismo, rapidez e eficácia na ação. Acertamos?
Estas são, também, as preocupações da (nova) Clínica do Campo da Feira, uma pequena unidade de saúde privada com localização no Largo Sertório de Carvalho (que, de resto, todos conhecem como Campo da Feira, um local mítico e que integra a identidade e idiossincrasia de muitos amarantinos).
Criada em 2014 por Lara Ribeiro, então uma jovem Mestre em Medicina Dentária, a Clínica iniciou a sua atividade muito focada naquela área médica, com uma clara aposta na diferenciação da prestação de serviços em saúde oral, face à oferta disponível em Amarante.
Esta estratégia de diferenciação, que consistiu na introdução de inovação nos processos, na desmistificação do trabalho do médico dentista, na qualidade das intervenções médicas e na construção de respostas céleres às necessidades de tratamento dos clientes – mas de que também fez parte um atendimento de proximidade e de “bem receber” – esteve na base do crescimento da Clínica do Campo da Feira, hoje uma referência fundamental em Amarante.
No final do passado mês de novembro, a Clínica do Campo da Feira (CCF) abriu-se, renovada, aos seus pacientes: com um novo “layout”, mais moderna e funcional, atraente e confortável. Mas também com uma oferta acrescida de serviços.
Mantendo o seu core na Medicina Dentária, aquela unidade de saúde tem, agora, duas cadeiras a funcionarem em permanência, permitindo diferentes respostas em simultâneo. E vê esta área enriquecida com novos equipamentos e meios auxiliares de diagnóstico, com a aquisição, entre outros, de um ortopantomógrafo, que vem acrescentar (ainda) mais qualidade, segurança e fiabilidade às intervenções.
Reconhecendo a importância do equipamento na prestação de serviços de saúde em Medicina Dentária, a Dra. Lara Ribeiro salienta, todavia, a diversidade de competências e saberes dos profissionais que a Clínica tem ao seu serviço, o que torna possível uma oferta múltipla de intervenções.
“Essa oferta vai da cirurgia oral e implantologia à ortodontia, à odontopediatria e endodontia. Os nossos profissionais têm formação específica e especializada nestas disciplinas da Medicina Dentária, o que constitui uma mais valia para a nossa oferta de serviços de saúde oral”, enfatiza a Diretora Clínica da CCF.
A formação, de resto, é uma das “pedras de toque” da Clínica do Campo da Feira, que incentiva a contínua atualização dos seus colaboradores, seja ao nível das áreas médicas, não médicas, ou do pessoal de apoio. De facto, como lembra a Dra. Lara Ribeiro, “a Medicina Dentária, por exemplo, é uma área médica em constante mudança, sendo recorrente a introdução de novas técnicas e processos, que quem é profissional da área deve dominar”.
Muito focada, em termos especializados, na cirurgia oral, na implantologia e na ortodontia, saliente-se, também, a odontopediatria, uma área por vezes tida como “crítica” na Medicina Dentária, por ter como pacientes as crianças, que, muitas vezes, resistem na “ida ao dentista”. A importância do domínio de estratégias para lidar com pacientes desta faixa etária é, por isso, fundamental, como disse a AMARANTE MAGAZINE a Dra. Silvia Teixeira.
“Normalmente, para as crianças, a ida ao dentista provoca alguma ansiedade. Ser dentista de crianças exige muita dedicação, paciência e, acima de tudo, muito amor e, claro, técnicas adequadas para as cativar e ganhar a sua confiança”, referiu. “Por outro lado, disse, a ortodontia é uma área muito gratificante, porque alinhar os dentes muda o sorriso e, muitas vezes, a vida dos pacientes. Hoje, é possível fazer-se em qualquer idade e com técnicas menos dolorosas e mais estéticas.”
Com quatro médicas dentistas, num claro enfoque nesta especialidade médica, a Clínica do Campo da Feira oferece também serviços de saúde, por profissionais qualificados, em várias outras áreas: otorrinolaringologia, psicologia, fisioterapia e osteopatia, nutrição, audiologia e coaching. A partir de janeiro, a CCF contará também com a colaboração de uma médica de clínica geral, aumentando, assim, a oferta de cuidados de saúde.
Saliente-se, por fim, que a Clínica do Campo da Feira tem protocolos com várias instituições de Amarante, permitindo aos seus associados e colaboradores acesso a cuidados de saúde em condições mais vantajosas. É o caso do Centro Cultural de Amarante, Adesco, Infantário Creche “O Miúdo”, ou BV de Amarante. Por outro lado, estabeleceu convenções com Subsistemas de Saúde e é Clínica Aderente ao Cheque Dentista do Serviço Nacional de Saúde. Tem, além disso, acordos com vários seguros de saúde (mais informações em www.clinicadocampodafeira.com).