Casa da Granja mostra fotografia de António Campos Leal

Foto de Paulo Alexandre Teixeira.

Depois de ter estado patente ao público no Centro Português de Fotografia (CPF), a exposição de fotografia estenopeica “Um Livro na Parede – Luz nos Livros”, de António Campos Leal chega à Casa da Granja, em Amarante.

A inauguração da mostra terá lugar a 2 de agosto, pelas 16:30, podendo ser vista até 26 de setembro.

A CASA DA GRANJA – Espaço Cultural e Museológico recebe esta mostra fotográfica, estando a sua inauguração marcada para o dia 2 de agosto às 16h30.

“Um Livro na Parede” é a transposição em exposição de um conjunto de fotografias dadas à estampa com o título “Luz nos Livros” e que faz parte da Colecção Ephemera.

António Campos Leal é fotógrafo profissional e professor de fotografia. Químico por formação dedica-se à prática fotográfica desde 1969.

Apaixonou-se pela fotografia enquanto estudante, o seu curso de Preparador Químico proporcionou-lhe uma formação que sustentou o alargamento de conhecimentos técnicos variados.

Esteve ligado à Comunicação Social durante vários anos. Na década de 90 deixaria os jornais e colaboraria no arranque de um Estúdio surgido no Porto, passando mais tarde a colaborar com o Departamento de Óptica Electrónica do INESC-Porto.

Trajecto diversificado relativo à divulgação da fotografia, levaram-no ao ensino de diferentes matérias em variadas instituições, dedicadas ao ensino da Fotografia.

A sua aproximação à Fotografia Estenopeica (vulgo pinhole) verificou-se na década de 1970, a que retornaria em finais dos anos noventa e resultando na criação de um grupo de trabalho denominado de clube “buracodeagulha”, dando resposta ao interesse demonstrado por alguns dos seus alunos no curso profissional do Instituto Português de Fotografia – Lisboa. Surge a prática deste processo como matéria extra-curricular a que aderiram alguns alunos e que se desenvolveu ao longo de mais de uma década até à sua saída do IPF.

A partir de 2002 passou a marcar presença na iniciativa “Worldwide Pinhole Photography Day” passando mesmo a estar ligado à equipa de trabalho da iniciativa e no que à sua divulgação em Portugal diz respeito. Assim fez a ligação com diferentes órgãos de Comunicação Social, através de artigos e entrevistas.

A convite do Diretor do Centro Português de Fotografia, Dr. Bernardino Castro integra a Coleção Nacional de Fotografia. As fotografias são as primeiras que usam a tecnologia da Fotografia Estenopeica a ser integradas na CNF.

Tem dado múltiplas conferências e cursos sobre fotografia estenopeica e feito diversas exposições.

CONTINUAR A LER

Leave a Comment

You may like