O filme “O Menino de Baião”, vai integrar a programação de bordo dos voos de longo curso da TAP Air Portugal, fruto da parceria que o ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo tem com a companhia aérea desde 2022.
Exibido pela primeira vez ao público em Santa Marinha do Zêzere, durante a cerimónia do “Dia do Município”, poderá agora ser visto por um público internacional e diversificado, composto por mais de 4,5 milhões de pessoas.
Realizado por João Seugirdor, destacou-se na XVIII edição do prestigiado Festival Internacional de Cinema Art&Tur, onde entre 250 filmes de 40 países, alcançou o 1.º lugar na categoria “Arte & Criatividade” e o 2.º lugar em “Património & Cultura”.
“O Menino de Baião” conta a história de um idoso que começa a perder as suas memórias, revisitadas através de imagens poéticas da juventude. Com uma linguagem visual delicada e sensível, a obra constitui um retrato da “alma baionense”, sublinhando as paisagens naturais, as tradições, os costumes e, sobretudo, a generosidade das gentes de Baião.
De acordo com o Município, a sua exibição nos voos internacionais da TAP promove o território e reforça a afirmação de Baião como destino privilegiado para a produção e rodagem, reflexo de uma identidade muito própria e de uma beleza natural inspiradora para realizadores e argumentistas, como aconteceu com a longa-metragem “A Minha Casinha”, rodado na íntegra em Baião e que também venceu o prémio do público na categoria de longa-metragem narrativa no Austin Film Festival, em 2023.