Desde o final de Março que a loja nº 4 do Mercado Municipal de Amarante se veste dos tons de Amarante!
Foi naquele pequeno espaço do mercado que se instalou a Associação das Artes e dos Ofícios de Amarante, a Tons d’Memórias, uma associação de artesãos com pouco mais de um ano de existência, que tem por objectivo principal a promoção do artesanato e dos ofícios tradicionais e contemporâneos de Amarante.
Numa visita ao “Espaço do Artesão”, nome dado à loja, pode encontrar-se a tradicional tecelagem de linho debruada a algodão, produzida em Aboim e Fridão, da qual resultam toalhas, colchas, centros de mesa, malas, bolsas, entre outros. O barro negro de Gondar também está representado e, entre as peças mais tradicionais, existem também outras de traço mais moderno e actual e figuradas! Sim, o figurado de Gondar é uma novidade e dentro desta tipologia podem encontrar-se presépios, animais, plantas, etc…
Ainda no âmbito do artesanato tradicional de Amarante, estão disponíveis os tradicionais lanifícios de Bustelo, dos quais se destacam luvas e meias, de pura lã virgem das ovelhas daquela zona do concelho..
Também a tapeçaria tradicional portuguesa se encontra representada, podendo ali ser apreciados painéis, almofadas e tapetes com motivos representativos da portugalidade.
Ainda no âmbito do tradicional, a azulejaria monocromática em tons de azul, a faiança, a negro, e a encadernação manual, de onde resultam interessantes cadernos inspirados em monumentos, figuras e autores amarantinos, com representações de São Gonçalo, onde se incluem a ponte e o convento, Amadeo de Souza-Cardoso, Agostina Bessa-Luís e Teixeira de Pascoaes.
Os tempos atuais estão presentes pela utilização de novos materiais, tais como as cerâmicas frias e o marfinite, nas quais, mais uma vez, São Gonçalo é o principal tema das múltiplas representações.
O Santo Padroeiro de Amarante encontra uma nova representação em cerâmica vidrada, mais minimalista e estilizada, e coexiste ao lado de presépios e andorinhas!
No espaço do artesão há ainda vários exemplares de bijuteria, magnéticos, desenhos e pinturas.
Das preocupações com a reutilização e reciclagem de materiais, resultaram peças decorativas e adornos que o visitante poderá adquirir. A estas juntam-se as artes naturais que recorrem a elementos vegetais tais como sementes, restos de madeira, cascas de árvores, flores secas ou lenhosas que dão origem a presépios, figuras zoo e antropomórficas ou mesmo a vasos para plantas ornamentais.
Para além da mostra e venda de artesanato, o visitante, ao entrar no Espaço do Artesão, poderá conhecer os artesãos em pleno processo de produção dos seus artigos.
Para os artesãos da Tons d’ Memórias, o Espaço do Artesão está a ser uma excelente oportunidade de se poder expor e contactar directamente com o público ou os apreciadores de artigos artesanais, originais e sustentáveis. Este local proporciona ainda o associativismo e a promoção conjunta do artesanato autóctone de Amarante.
O Espaço do Artesão funciona, em regime de voluntariado, todos os dias, excepto datas especiais como o Ano Novo, Pascoa, Natal e alguns feriados, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, por isso não hesite, na sua próxima visita ao Mercado Municipal passe no número 4 e conheça as artes e os ofícios de Amarante!