AMDT cria Espaço Cidadão Móvel e Biblioteca Itinerante

O Netmóvel foi criado em 2008 (Foto de Célia Azevedo).

O EC Móvel sucede, dezasseis anos depois, ao NETMÓVEL, criado, em 2008, pela Comunidade Urbana do Tâmega, no âmbito do programa Tâmega Digital (TD), que envolveu os concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Mondim de Basto.

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega apresenta, no início da próxima semana, em Celorico de Basto, o EC Móvel. Trata-se de uma viatura que irá percorrer os cinco Municípios que integram AMDT (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende), disponibilizando acesso a serviços públicos e a livros.

O arranque acontecerá no Município de Celorico de Basto, pelas 10 horas. Na primeira semana, o percurso incluirá 9 freguesias, regressando no dia 10 de fevereiro para percorrer mais 9 freguesias, anunciou a AMDT em nota de imprensa.

De acordo com aquela nota, o Espaço Cidadão Móvel (EC Móvel), criado no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a AMDT e os cinco Municípios configura-se como um ponto de atendimento itinerante que oferecerá mais de 35 serviços públicos às localidades mais afastadas dos centros urbanos, apoiando as populações mais isoladas.

O EC Móvel funcionará com rotas e horários geridos mensalmente pela AMDT em coordenação com os Municípios. Os serviços não precisam de ser agendados, funcionando sem marcação. Faz parte da rede nacional de Espaços Cidadão, balcões únicos com atendimento digital assistido, onde o cidadão pode tratar de diversos assuntos relacionados com a Administração Pública, entre os quais: alterar a morada do Cartão do Cidadão; ativar a Chave Móvel Digital (CMD); renovar a carta de condução; pedir o certificado do registo criminal, entre outros.

Para além do EC Móvel a viatura terá também uma Biblioteca Itinerante, com o objetivo de promover a literatura e a cultura junto dos cidadãos por onde passa, contando com um acervo literário de 300 livros, disponibilizados pelos Municípios. Os títulos serão renovados de acordo com os pedidos dos utentes.

O EC Móvel sucede, dezasseis anos depois, ao NETMÓVEL, criado, em 2008, pela Comunidade Urbana do Tâmega, no âmbito do programa Tâmega Digital (TD), que envolveu os concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Mondim de Basto.

O NETMÓVEL era um dos instrumentos do TD para o combate à exclusão digital, promovendo o acesso à Internet e o uso das tecnologias de informação e comunicação, mas também promovia o acesso a serviços da Administração Central ou Local disponibilizados online. Não tinha serviços de biblioteca, mas foi inspirado nas carrinhas da Gulbenkian que durante muitos anos levaram a leitura às comunidades rurais do país.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar