O Município de Baião vai proceder ao restauro do órgão de tubos da Igreja de Santa Marinha do Zêzere, tendo procedido já à sua desmontagem para, posteriormente, ser reparado na oficina do mestre organeiro Pedro Guimarães.
“O objetivo é restabelecer A sua operacionalidade mecânica e acústica e recuperar o caráter técnico e sonoro primitivo daquele instrumento”, lê-se em nota de imprensa da autarquia, acrescentando-se que “a fase de restauro será orientada por critérios de rigor histórico, científico, musicológico e organológico”.
Os trabalhos a efetuar deverão permitir conservar e recuperar todo o material histórico consolidado, bem como corrigir elementos introduzidos em intervenções anteriores.
O Padre da paróquia de Santa Marinha do Zêzere, Filipe Azevedo, manifesta-se “muito feliz com o restauro, porque as pessoas já há muito tempo se perguntam se alguma vez iriam ouvir o som de outrora, até porque acho que atualmente ninguém tem memória de o ouvir. Voltar a escutá-lo será fazer uma viagem no tempo”!