A Academia preparou um programa diversificado que alia momentos de receção oficial, atividades culturais, desportivas e de convívio.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) promove, entre 15 e 17 de setembro, a Semana de Integração 2025/26, um evento que visa receber, acolher e integrar centenas de estudantes nacionais e internacionais que iniciam agora o seu percurso académico.
Nesse sentido, a academia preparou um programa diversificado que alia momentos de receção oficial, atividades culturais, desportivas e de convívio, com o objetivo de proporcionar uma primeira experiência marcante, num ambiente de descontração, acolhimento e inclusão.
O arranque acontece na segunda-feira, dia 15 de setembro (13h30), com a distribuição dos kits de boas-vindas e a receção oficial pelo Reitor da UTAD, Professor Emídio Gomes, presidentes de Escola e presidente da AAUTAD, no Largo das Pedrinhas (University Center). No mesmo dia, os novos estudantes terão oportunidade de conhecer os seus cursos e colegas de escola, num encontro informal com comissões de curso, tutores e núcleos de estudantes. A tarde termina com um sunset e mural do caloiro, ao som de um DJ, e a noite traz um concerto solidário de tunas académicas, na Capela Nova.
O dia 16 será dedicado à descoberta do Território do Saber, com visitas guiadas pelo campus e uma prova de orientação na cidade, culminando com uma sessão de cinema ao ar livre no Teatro de Vila Real.
Já no dia 17, a aposta recai sobre os “Jogos sem Fronteiras”, no Parque Corgo. Paralelamente, durante todas as noites, não faltarão momentos de convívio e diversão nas tradicionais barraquinhas.
Com esta Semana de Integração, a UTAD reforça o seu compromisso em receber de forma calorosa os novos estudantes, criando condições para que o início da vida académica se traduza numa experiência positiva, enriquecedora e inesquecível.