Os efeitos da greve dos camionistas de matérias perigosas e mercadorias, que arrancou às 00h01 de hoje, já se sentem, mas de forma irregular, nos postos de abastecimento de combustíveis da região do Baixo-Tâmega.
Segundo os dados publicados no site “Já Não Dá Para Abastecer”, às 13h00, o concelho de Marco de Canaveses aparenta ser o mais afetado. Das seis “bombas” presentes na cidade, quatro esgotaram e uma só tem gasolina. A exceção é o Intermarché, em Tuias, que reporta ter ambos os combustíveis em stock mas com limites na sua comercialização (ver abaixo sobre rede de emergência).
Em Amarante, os efeitos ainda aparentam ser ligeiros, com três dos quatro postos da cidade com ambos gasóleo e gasolina. A BP, perto do lugar do Salto, na N15, está esgotada de todos os combustíveis. O posto da Prio, no Queimado, só dispõe de gasolina. Os restantes postos do concelho indicam ter ambos tipos combustível em stock.
Até ao momento, os postos nos concelhos de Baião, Celorico, Mondim e Cabeceiras de Basto estarão ainda a disponibilizar combustíveis.
O site “Já Não Dá Para Abastecer” foi criado pelos Voluntários Digitais em Situação de Emergência (VOST) Portugal para auxiliar os automobilistas a perceber onde está a faltar o combustível. A plataforma de voluntários recolhe a informação que lhe vai chegando, tanto de fontes oficiais como de cidadãos.
REPA: rede para abastecimento de emergência e prioritário
No âmbito de um projeto da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), foi implementada em todo o país e regiões autónomas uma rede de emergência de postos de abastecimento (REPA).
A rede comporta 320 postos onde todos podem abastecer, mas com um limite de 15 litros por veículo. Outros 54 estão reservados a veículos prioritários, nomeadamente os de autoridades de segurança, bombeiros e veículos de emergência médica pronto-socorro, sem limites de abastecimento.
Na região do Baixo Tâmega, os postos REPA estão localizados no Alto da Lixa (REPSOL), na GALP em Freixo de Baixo (Amarante) e no Intermarché de Marco de Canaveses.
A ENSE também está a disponibilizar um mapa interativo que indica os locais de abastecimento de emergência, bem como dados de disponibilidade de combustíveis
Atualização:
Às 19h00 de hoje, a situação de abastecimento de combustíveis no Baixo Tâmega era a seguinte:
Posto REPA do Alto da Lixa (REPSOL) esgotou gasolina e gasóleo, só dispõe GPL.
Posto REPA de Freixo de Baixo (GALP) esgotou gasóleo, só dispensa gasolina.
Posto REPA do Marco de Canaveses (Intermarché) dispensa ambos gasóleo e gasolina.
Os restantes postos, mencionados no início do artigo, reportam a mesma situação das 13h00.

