Amarante: UVVA regressa em junho e homenageia Agustina

Foto: Essência do Vinho.

Agustina Bessa-Luís será a personalidade Amarantina homenageada na 6.ª edição do UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante que se realiza de 16 a 18 de junho, nos claustros do Convento de São Gonçalo. 

Na obra da escritora são várias as referências a Amarante e ao Vinho Verde. Em ”O livro de Agustina” (2002) pode ler-se: “Sou um produto da região, como o vinho verde, que não embriaga, mas alegra.”

Na novela “Mundo Fechado” (1948), escreveu sobre a vindima: “O tempo ensombrara-se, começavam-se vindimas sob um chuvisco peganhento e contínuo; o ar estava cor de cinza, as eiras lavadas e nuas tinham um aspecto desolado entre as medas que gotejavam, os beirais onde os pombos demoravam, de asa derreada, imóveis sob a chuva.”

Sobre a vindima escreveu também na obra infantojuvenil “A Memória de Giz”: “Tinha também muita força e carregava um cesto vindimo cheio até às bordas de uvas pretas, como se fosse já um homem. Giz dizia que as uvas pretas pesam mais do que as uvas brancas.”

Sob o imaginário de Agustina Bessa-Luís, o UVVA terá, ao longo de três dias, provas de vinho, conversas, showcookings com chefs reconhecidos, gastronomia regional e atuações musicais.

Pelo segundo ano consecutivo, o Concurso de Vinhos vai atribuir prémios nas seguintes categorias: Prémio Excelência UVVA, Prémio Mérito UVVA, Melhor Vinho UVVA, Melhor vinho espumante, Melhor vinho branco, Melhor vinho rosé, Melhor vinho tinto e Melhor Amarante – Prémio António Lago Cerqueira.

Evento realizou-se pela primeira vez em 2016

Realizado pela primeira vez em 2016, “o UVVA consolidou-se como um evento vínico de referência em toda a região, reforçando a aposta no vinho verde enquanto produto estratégico de desenvolvimento local e de promoção turística”, lê-se em nota de imprensa do Município de Amarante.

“Ao longo de cinco anos, passaram pelo UVVA cerca de 20 mil visitantes, que ficaram a conhecer o melhor que os cerca de 40 expositores de vinho verde tinham para mostrar e oferecer, mas também a gastronomia e a cidade de Amarante”, acrescenta-se

No dia 16, o UVVA abre às 17h00 para profissionais do sector da restauração e vinho, e às 18h00 para o público em geral, decorrendo até à meia noite. No sábado, o UVVA pode ser visitado entre as 17h00 e as 00h00. O lounge prolonga-se, sexta e sábado, até às 02h00 com animação. No domingo, o UVVA decorrerá das 17h00 às 22h00.

A entrada custa 5€ com oferta do copo oficial, um porta-copos e um voucher de 2,5€ para descontar na compra de vinho.

PUB.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar