As escolas parceiras do projeto Amarante Tech Hub – CENFIM, EPALC, ESTG-IPP e UTAD – vão aumentar, já este ano letivo, a sua oferta de cursos tecnológicos, anunciou o Município, que, como IET (Instituto Empresarial do Tâmega) lidera o Amarante Tech Hub, “iniciativa integrada na estratégia digital do concelho que desafia os estudantes a “passarem de nível”, numa analogia aos videojogos”.
Assim, a partir de setembro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) terá quatro novos cursos em Amarante: Tecnologias de dados e visualização de informação; Desenvolvimento para a web e dispositivos móveis; Cibersegurança, redes e sistemas informáticos; e Gestão industrial 4.0, que irão decorrer no Instituto Empresarial do Tâmega, com duração de dois anos
Estes cursos destinam-se a alunos com o ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente. No final do curso, os formandos obtêm o diploma de Técnico Superior Profissional (DTeSP) com qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.
A Escola Profissional António Lago Cerqueira (EPALC) inaugura o curso Técnico de Programação, destinado a alunos que concluíram o 9.º ano de escolaridade. Com duração de três anos, é um curso de dupla certificação: escolar (12.ºano) e profissional (nível 4 – QNQ/QEQ).
O CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica) terá o curso de Técnico especialista em gestão da produção, destinado a alunos que concluíram o ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, com aprovação em Matemática, Física, Português e Inglês. Este curso atribui a certificação nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e um diploma de especialização tecnológica (DET).
Já a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estreia a pós-graduação em Engenharia Mecatrónica para licenciados em engenharia com interesse em adquirir novos conhecimentos na área da Engenharia Mecatrónica, mais concretamente nas áreas de projeto, planeamento fabrico e manutenção, integrando tecnologias de mecânica, eletrotecnia e automação, numa perspetiva da sua aplicação em contexto real. Este curso tem a duração de um ano, com 4 UCs por semestre, de acordo com o calendário escolar definido pela UTAD.
Informação sobre os novos cursos no site www.amarantetechhub.com.
