O Cineclube de Amarante vai arrancar, na sexta-feira, dia 05, a programação de maio com a projeção da longa metragem “A Baleia“, do diretor Darren Aronofsky e o regresso, no domingo, dia 07, ao ciclo Masters (Re)Masters, com uma longa-metragem de John Cassavetes, informa a associação cultural, em comunicado.
Estreado no Festival de Cinema de Veneza, “A Baleia“, um drama rodado durante a pandemia, valeu a Brendan Fraser o Óscar para o melhor ator principal, na mais recente edição daquele prémio.
No domingo, o clube mostra “Noite de Estreia”, de John Cassavetes, no âmbito do ciclo Masters (Re)Masters.
Esta longa metragem é protagonizada por John Cassavetes, Joan Blondel e Gena Rowlands no papel de uma actriz que cai numa depressão nervosa quando uma admiradora é atropelada mortalmente junto dela, no final de uma estreia.
No dia 12 mostra-se “Toda a Beleza e Carnificina“, um revelador olhar sobre o mundo da fotógrafa norte-americana Nan Goldin, realizado por Laura Poitras e recipiente de vários prémios e distinções em festivais de cinema.
A 19 de maio o Cinema Teixeira de Pascoaes recebe “As Bestas“, o filme espanhol do ano realizado por Rodrigo Sorogoyen.
Este “thriller” psicológico percorreu vários festivais de cinema, entre eles o de Cannes, San Sebastián, Tóquio e Chicago. Nomeado para 17 Prémios Goya (Espanha), venceu em nove categorias – entre elas o de melhor filme, realizador, argumento original e ator principal (Denis Ménochet).
O programa termina no dia 27 com “Pacifiction”, de Albert Serra, um thriller escolhido como filme do ano para os Cahiers du Cinema e que recebeu o prémio Louis Deluc.
A programação decorre no Cinema Teixeira de Pascoaes, em Santa Luzia, às sextas, às 21:30, e ao domingo, às 18:00.