A Câmara Municipal chegou a acordo com os proprietários para garantir a gestão plena, proteção e valorização de um dos mais importantes monumentos do concelho
Após décadas de permanência em esfera privada, o Aqueduto de Penafiel passa agora a integrar o património público, graças à intervenção da Câmara Municipal de Penafiel, que garantiu a sua cedência ao Município. Trata-se de um marco histórico e identitário do concelho, cuja preservação representa um passo importante na valorização do património local, considera a autarquia em nota de imprensa.
Aquele aqueduto é um dos elementos patrimoniais do Mosteiro de São Miguel de Bustelo, classificado como Imóvel de Interesse Público, cujo conjunto monacal se destaca pela sua importância histórica, arquitetónica e cultural, com origens documentadas desde o século XI.
A integração do aqueduto no património municipal representa o culminar de um processo conduzido diretamente pela Presidencia da Câmara, que nas últimas semanas assumiu uma intervenção firme e determinada, no seguimento da derrocada parcial registada devido ao mau tempo.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda, “Com esta doação, o Aqueduto de Bustelo passa finalmente a estar sob a responsabilidade direta do Município. É um passo histórico, que garante capacidade de intervenção, conservação e valorização do monumento. Desta forma, estamos a proteger o nosso património e a assegurar a preservação deste aqueduto que tem muito significado junto da comunidade”.
Segundo fonte municipal, a autarquia tem vindo a trabalhar em estreita articulação com as entidades nacionais responsáveis pela área do património, nomeadamente o Património Cultural I.P. e a CCDR-N – Cultura, no sentido de preparar a intervenção a realizar no monumento.
Encontra-se, assim, em desenvolvimento um projeto de conservação e recuperação de património, garantindo uma abordagem técnica rigorosa, adequada às exigências de proteção deste bem histórico.
