Amarante quer co-organizar Conferência das Cidades Criativas da UNESCO

Rita Marinho e Rosário Machado, quarta e segunda a contar da direita, representaram Amarante em Santos.

Amarante, Cidade Criativa da Música, integra a candidatura apresentada por Braga para acolher, em 2024, a Conferência Anual das Cidades Criativas da UNESCO.

A XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UNESCO Creative Cities Network – UCCN) realizou-se em Santos, no Brasil, e contou com representantes dos setores culturais e criativos das cidades-membros. A representar Amarante – Cidade Criativa da Música da UNESCO desde 2017 – estiveram a vereadora Rita Marinho Batista e Rosário Correia Machado, responsável pelo departamento de Cultura da autarquia.

A realização da conferência teve como objetivo a criação de novas sinergias em torno do tema “Criatividade, caminho para a igualdade” e a apresentação do trabalho desenvolvido pela rede.

“Ao longo de cinco dias, as cidades-membros partilharam experiências e boas práticas, ilustrando como as indústrias culturais e criativas são alavancadas no âmbito local. Os participantes da Conferência Anual debateram ainda sobre a criação de condições propícias para tornar as cidades mais inclusivas e igualitárias, alinhadas às prioridades globais da UNESCO”, refere a Câmara de Amarante em comunicado de imprensa.

No decorrer do evento foram apresentadas as candidaturas de Braga e do Dubai à realização da Conferência Anual das Cidades Criativas da UNESCO em 2024. A candidatura portuguesa, liderada pela cidade de Braga, é partilhada com Amarante, Barcelos e Santa Maria da Feira , cidades onde terão lugar atividades no âmbito da conferência anual, caso esta se venha a realizar em Portugal.

A escolha de Braga ou do Dubai será anunciada no final de outubro. 

Em Portugal são nove as cidades que integram a rede de Cidades Criativas da UNESCO. 

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar