Serra da Aboboreira já tem Projeto Pedagógico

Serra da Aboboreira (Foto AM).

Realizou-se, recentemente, no Centro Cultural Emergente, em Marco de Canaveses, uma sessão de apresentação do Projeto Pedagógico da Serra da Aboboreira, que tem como objetivo a sensibilização da comunidade escolar dos Municípios de Baião, Amarante e Marco de Canaveses para a proteção e conservação dos recursos naturais daquela serra.

Em vista está o estabelecimento de parcerias com os Agrupamentos Escolares dos Municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses para o desenvolvimento de atividades que compreenderão a sensibilização de professores e alunos, mediante a organização de visitas guiadas com os técnicos dos municípios alocados ao projeto.

Serão ainda realizadas sessões e atividades de preservação e conservação dos recursos naturais da Serra da Aboboreira nas escolas.

Aprender sobre a Aboboreira de forma divertida

Com Conceição da editora Ideias com História, foi produzido material pedagógico para ser utilizado nas escolas, individual ou coletivamente, como um Guia de exploração da Serra da Aboboreira, um jogo digital interativo, um livro ilustrado que serve de enquadramento introdutório à temática, dois jogos de cartas, um jogo de tabuleiro, duas roletas da Serra da Aboboreira e duas roletas da biodiversidade. Estes materiais compõem uma “Maleta Pedagógica”, que é fornecida a cada nível de ensino de cada uma das escolas integrantes.

Foi também produzido um jogo gigante para ser utilizado em contexto de turma, assim como dois vídeos sobre a Serra da Aboboreira, um documentário e um vídeo 3D. Este material foi entregue a cada um dos representantes escolares e cada kit contém uma pen drive e cada professor pode imprimir os elementos e exemplares que quiser.

Será ainda realizada uma exposição itinerante composta por 30 painéis com imagens alusivas à Serra da Aboboreira.

O objetivo, de acordo com uma nota de imprensa da AMBT, “é que os alunos explorem a serra e se sintam estimulados a pesquisar mais informação, ou seja, que comecem a conhecer a serra na escola e que, naturalmente, se transformem em seus verdadeiros embaixadores”. Pretende-se “educar, sensibilizar e formar para todos contribuírem para o bem-estar da Serra da Aboboreira e desfrutarem dela cada vez mais, numa interação harmoniosa entre o Homem e a Natureza”, conclui a nota.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar