Igreja de S. Gonçalo abre-se a 6 de junho para visitas às obras em curso

Depois de, a 10 de janeiro, a Paróquia de Amarante (S. Gonçalo) ter evocado o dia do padroeiro com uma visita guiada às obras de restauro em curso na Igreja, o templo volta abrir-se a todos os que queiram conhecer e tomar contacto com a intervenção que ali está a ter lugar. Será domingo, dia 6 de junho, podendo as visitas acontecer entre as 10:00 e as 17:00, no respeito pelas normas estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde.

A Igreja do Convento de S. Gonçalo tem cerca de 500 anos (é monumento Nacional desde 1910) e não se lhe conhecem significativas intervenções de manutenção. Nem mesmo depois de o Estado dela ter tomado posse, em 1919. 

Desde então, apenas e pontualmente, se registaram pequenas obras no telhado, com o propósito de impedir a infiltração de humidade, de resto a principal inimiga da conservação do templo e do seu valiosíssimo espólio. Daí a dimensão do restauro que está, agora, a ser feito no templo.

Quando forem dadas por concluídas as obras, a “nova” Igreja de S. Gonçalo terá restaurado todo o seu recheio artístico, as capelas laterais e de S. Gonçalo (a tumular e a do “S. Gonçalo da corda”) e apresentará, devidamente valorizado, o seu novo espaço litúrgico, que compreenderá a colocação de novos elementos: o altar, o ambão e a cadeira, concebidos e desenhados pelo escultor Paulo Neves.

O investimento no restauro da Igreja do Convento de S. Gonçalo ascende a 2 milhões e 200 mil euros, 1 milhão e 250 mil quais constituem co-financiamento do Programa Norte 2020. Entidades como o Município de Amarante (parceiro público da candidatura elaborada pela Paróquia), a Fundação Manuel António da Mota e a União das Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão, com valores diferentes, são também contribuintes para o projeto. 

Para cobrir a totalidade dos custos, a paróquia contraiu um empréstimo bancário e tem vindo a sensibilizar empresas e cidadãos para ajudarem nesta vultuosa empreitada.

Monumento central no turismo religioso do norte do país, estima-se que a Igreja do Convento de S. Gonçalo passe, depois de intervencionada, a receber 120 mil visitantes/turistas por ano.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar