Centro Cultural de Amarante celebra 40 anos de existência

Desde 2008, o CCA tem como instalações o edifício da antiga cadeia comarcã de Amarante

O Centro Cultural de Amarante (CCA) Maria Amélia Laranjeira comemora sexta-feira, 3 de dezembro, os 40 anos da sua fundação, com um programa que inclui, ao final da tarde, a apresentação de um livro e, à noite, um espetáculo de ópera.

Assim, a partir das 18:30, os convidados para a efeméride ficarão a conhecer “Os dias da Maria, um livro de crónicas e afins”, da autoria de Andreia Abreu, que será apresentada por Lucinda Fonseca, até setembro passado Vereadora da Câmara de Amarante.

Pelas 21:30, o palco do CCA receberá músicos e solistas para uma Gala de Ópera. Depois, cantar-se-ão os parabéns à instituição e serão apagadas 40 velas, festejando quatro décadas de música, dança e inclusão.

Amélia Laranjeira fundou o CCA em 1981 (Foto AM).

O Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira foi fundado a 3 de Dezembro de 1981, por Maria Amélia Laranjeira. A criação deste projeto surge do gosto e interesse pessoal da fundadora pelas artes e pela promoção cultural. Durante vários anos exerceu o cargo de diretora da instituição, dando vida e corpo a inúmeros projetos culturais e educacionais em diferentes áreas.

Desde a sua fundação, o Centro Cultural de Amarante pretendeu ser um elo entre os seus associados e a população em geral, criando, assim, condições para a execução de programas e projetos que reafirmassem os objetivos da sua fundação.

Atualmente, apresenta-se como um espaço de referência no Ensino Artístico Especializado de Música e Dança. A inauguração das atuais instalações aconteceu a 9 de Agosto de 2008, passando a dispo de um novo e moderno equipamento escolar e cultural, que outrora foi a Antiga Cadeia Comarcã de Amarante, um edifício histórico dos finais dos anos quarenta, localizado na zona norte da cidade.

O Centro Cultural de Amarante define-se como um espaço escolar em coerência com a realidade sociológica em que se encontra inserido, mobilizando todos os intervenientes no processo educativo. O CCA proporciona aos alunos um ambiente formativo de identidades ao serviço da comunidade, assumindo-se com um projeto de ação própria em prol do desenvolvimento educacional, em perfeita sintonia com os seus parceiros de ação, consagrando valores, princípios, metas e estratégias.

Centro UNESCO, o CCA está autorizado a ministrar, em regime de planos e programas oficiais, os cursos de iniciação, básico e complementar de dança e os cursos de iniciação básico e complementar de Música, em regime articulado e supletivo os seguintes instrumentos: Acordeão, Bateria, Clarinete, Contrabaixo, Fagote, Flauta Bisel, Flauta Transversal, Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Harpa, Oboé, Órgão, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Violeta, Violino e Violoncelo.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar