Mais de 1200 alunos receberam manuais sobre a Serra da Aboboreira

Pormenor de Caderno de Atividades.

A ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO DOURRO E TÂMEGA (AMDT) entregou, recentemente, manuais escolares sobre a Serra da Aboboreira a 1240 alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, num total de 44 turmas, no âmbito do Projeto Pedagógico elaborado aquando da classificação daquela formação montanhosa como Paisagem Protegida Regional .

Em causa está a sensibilização dos jovens para o ecossistema da Aboboreira, bem como a divulgação do património cultural, natura e paisagístico da serra, sendo as crianças e adolescentes dos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses convidadas, através do uso de cadernos de atividades, a conhecer mais sobre o seu território e a desenvolver iniciativas relacionadas com a preservação ambiental, seja por meio de atividades nas escolas ou junto da família, informou a AMDT em nota de imprensa.

Palneadas estão, também, ações de formação e de sensibilização dirigidas a professores, bem como uma exposição itinerante sobre a Aboboreira, que percorrerá os três municípios por onde se estende o território da serra.

Segundo Cristina Vieira, Presidente do Conselho Diretivo da AMDT, aquela Associação de Municípios está, “através de parcerias estratégicas com agrupamentos escolares, a dar vida a uma série de atividades educativas que prometem inspirar e capacitar a próxima geração a ser protetora conscientes do nosso património natural. Acredito firmemente que, ao conseguirmos esta ligação entre os jovens e o meio ambiente, estamos a semear as sementes de um futuro mais verde e próspero para todos nós”, concluiu aquela responsável.

A Serra da Aboboreira está classificada, desde agosto de 2023, como Paisagem Protegida Regional.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar