Parque Natural do Alvão celebrou 39 anos

Crianças de Mondim e Vila Real celebraram o 39º aniversário do PNA (Foto: MMB).

O Parque Natural do Alvão (PNA) completou 39 anos de existência.

A data foi assinalada em Mondim de Basto, junto ao quartel do Fojo, com alunos do ensino básico dos concelhos de Mondim de Basto e de Vila Real, num contacto direto com a natureza, a fauna e a flora do PNA.

Representantes do Departamento Regional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, da GNR, equipas de Sapadores Florestais, Unidades de Baldio e, ainda, o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, reuniram-se para “celebrar esta data e reforçar a importância do trabalho conjunto para a manutenção e proteção daquele Parque Natural, da biodiversidade aí existente e das atividades económicas que lhe estão associadas”, refere-se em nota de imprensa da Câmara de Mondim.

De acordo com aquela nota, os jovens alunos puderam desfrutar de momentos únicos proporcionados pelo contacto com uma ave de rapina, tendo colaborado na sua libertação na natureza; presenciaram a passagem de um rebanho de cabras bravias, a raça autóctone do PNA, e assistiram ao testemunho de um jovem pastor que vive e trabalha no Parque.

Com uma professora da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) aprenderam, ainda, a distinguir espécies arbustivas nativas das espécies invasoras.

O Parque Natural do Alvão tem cerca de 7 220 hectares e abrange os concelhos de Vila Real e Mondim de Basto. Apesar da reduzida dimensão, assume-se como um espaço de grande valor patrimonial, seja pelo seu enquadramento geológico e paisagístico, seja pela diversidade de habitats, da fauna e da flora presentes. 

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar