Direção Regional da Cultura edita “Viajar com… Agustina Bessa-Luís”

Foto: Direção Regional da Cultura do Norte

Depois de, em 2004, a DRCN ter editado “Viajar com… Teixeira de Pascoaes”, agora é Agustina Bessa Luís integrar a coleção “Viajar com… Os Caminhos da Literatura”

No ano em que se evoca o centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) dedica à autora portuguesa o mais recente volume da coleção “Viajar com… Os Caminhos da Literatura”.

De acordo com nota da DRCN, “Viajar com… Agustina Bessa-Luís” propõe ao leitor dois desafios: viajar pelo norte de Portugal, guiado pela mão experiente e tão próxima de Lourença Baldaque, neta da Escritora; e, simultaneamente, viajar por dentro dos caminhos da literatura, pelo seu território literário. 

No âmbito da iniciativa “Viajar com… Os Caminhos da Literatura”, foram já editados cerca de três dezenas de roteiros, dedicados, a título de exemplo, a Aquilino Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Guerra Junqueiro, Vasco Graça Moura ou Florbela Espanca. 

No que se refere a escritores nascidos em Amarante, a Direção Regional da Cultura do Norte havia á editado, em 2004, “Viajar com… Teixeira de Pascoaes”

O livro “Viajar com… Agustina Bessa-Luís” está disponível na Rede de Lojas da Direção Regional de Cultura do Norte.

………………………..

Agustina Bessa-Luís | Nota biográfica 

Uma das mais importantes autoras da Literatura Portuguesa, nasceu em Vila Meã (Amarante), a 15 de outubro de 1922, e faleceu no Porto no dia 3 de junho de 2019. 

Doutora Honoris Causa por várias Universidades, apresentou importantes comunicações em conferências nacionais e internacionais: dirigiu o jornal “O Primeiro de Janeiro” e o Teatro Nacional D. Maria II; foi agraciada com a Grã Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, pelo presidente da República Mário Soares. 

Com vastíssima obra publicada, em muitos casos adaptada a cinema fruto da sua profícua colaboração com Manoel de Oliveira, recebeu inúmeros prémios literários, entre os quais o Prémio Delfim Guimarães (que possibilitou a publicação de “A Sibila”), Prémio Nacional de Novelística, Prémio da Crítica do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários, Prémio Máxima de Literatura, Prémio União Latina de Literaturas Românicas (Itália) ou o Prémio Eduardo Lourenço. 

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar