7º Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino tem Agustina Bessa-Luís como tema

Agustina Bessa Luís foi a personagem tema da 7ª edição do concurso (Foto AM).

Concurso já homenageou, entre outras figuras de Amarante, Amadeo de Souza-Cardoso, António Cândido e António Carneiro.

A Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto anunciou a abertura do 7º Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino (CFIA), cujo personagem/tema é Agustina Bessa-Luís, nascida em Vila Meã a 15 de outubro de 1922.

A casa onde nasceu a autora de Sibila – na rua Joaquim da Silva Cunha, a escassos metros do Pelourinho de Santa Cruz de Riba Tâmega – é, de resto, o primeiro cenário (Génese) proposto aos concorrentes. A entrada da casa ostenta uma placa, descerrada pela própria em janeiro de 2003, que assinala o local do seu nascimento.

“Eu nasci em Vila Meã, que em tempos (entre 1513 e 1855) foi sede de concelho e perdeu o título como os campeões o perdem, menos os santos, que são campeões do amor de Cristo e têm patrono mais fiel do que os juízes deste mundo”, escreveu Agustina Bessa-Luís.

O segundo cenário para que remete a sétima edição do CFIA é o Mosteiro de Travanca, onde Agustina foi batizada. Monumento nacional desde 1916, o Mosteiro de Travanca é um dos mais significativos exemplares do românico português, impressionando pelas suas dimensões, sobretudo da Igreja, edificada no século XIII.

As fotografias submetidas a concurso deverão conter o Mosteiro, ou parte dele, que pode ser enquadrado pela paisagem envolvente.

O terceiro cenário (Criativo) fica ao critério de cada fotógrafo concorrente, que deverá inspirar-se em Agustina Bessa-Luís ou na sua iconografia.

O prazo para a receção/entrega das fotografias – uma por cada tema – termina às 24:00 do dia 18 de julho de 2022, sendo obrigatório o preenchimento da Ficha de Inscrição/Ficha Técnica, disponível nas páginas do Facebook da Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto (Aqui) e da União de Freguesias de Amarante (Aqui), ou solicitada através do endereço eletrónico ilustreamarantino@gmail.com, bem como o Regulamento do concurso.

Este ano, celebra-se o centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís.

CONTINUAR A LER

Deixe um Comentário

Pode Também Gostar